20 anos a evangelizar e a apoiar a Canção Nova
“20 anos a evangelizar e a apoiar a Canção Nova. Que chuva de graças!”
É verdade, já lá vão 22 anos, quando na assembleia da “Pneuma Vita”, no Centro Pastoral Paulo VI, o Padre Jonas Abib entrega a Portugal “as suas 3 filhas” a fim de se iniciar um grande trabalho de evangelização neste país!
Lembro-me como se fosse hoje, de abraçar aquelas 3 jovenzinhas friorentas e sorridentes, chamadas Márcia, Selma e Roselaine! No meu interior, o Espírito Santo falou alto: “Maria, tu vais apoiar “em tudo o que puderes” estas irmãs e esta comunidade de Deus, que agora se instala nos arredores de Fátima, sob a proteção da “mãe”!” E assim foi, logo combinámos com o Padre Filipe, que as iríamos visitar à sua primeira casa de missão, em Calvaria e que tentariamos trazer do nosso capelão, “luz verde” para programar um “primeiro encontro”! E assim aconteceu…com a visita às missionárias, veio um convite do Padre Adriano Brito para realizar o célebre primeiro encontro “rezar no espírito” que a Canção Nova realizou em Portugal!
Foi um sucesso…veio gente entusiasta de todo o lado: Santa Maria da Feira, Espinho, Arcozelo, Miramar, etc…que encheu a abarrotar a capela de Santa Cruz da praia da Granja! E seguiram-se convites para mais encontros similares em todos estes lugares…e foi a abundância da sementeira de Deus, aquela “chuva de graças” que só o Espírito Santo pode derramar!
Ainda em 1999 e já em S. Félix da Marinha, realiza-se um “Maranatha” vocacionado para os jovens da paróquia e mais uma vez “o Espírito” incendeia os corações daqueles jovens, suscitando vocações para novos ministérios: como adoração, caridade, acolhimento, animação e tantos outros! Era a abundância da Graça em resposta ao grande carisma da Canção Nova: evangelizar na eficácia do Espírito! E os encontros, as pregações, as solicitações sucedem-se e vêm mais missionários do Brasil: Rogerinha, Eliana Ribeiro, Fábio, Marcelo e tantos outros…
Em 2003, acontece de novo em S.Félix da Marinha, outro “maranatha”, este foi inesquecível, pois toda a população jovem da paróquia respondeu “presente” e a voz da Eliana Ribeiro e as pregações da Rogerinha, ungidas pelo “Espírito”, mudaram o rumo das vidas de tantos jovens que hoje são pais de família, comprometidos com Jesus Cristo e com a sua igreja! A chuva de graças, continuou a derramar-se sobre este país que vive desde a sua fundação sobre a proteção da Virgem Maria!
E os encontros estenderam-se a Lisboa, Porto, Coimbra, Faro etc…enfim a todo o Portugal que convocado para a missão, respondeu: “Aqui estou!”
E vieram outros missionários do Brasil: Márcio Mendes, Padre Arlon, Padre Edimilson, Dunga, Ricardo Sá, Padre Fábio de Melo, Padre Joãozinho, Luzia Santiago, Eto e muitas, muitas vezes, o nosso pai fundador Padre Jonas Abib. E sempre durante estas duas décadas, a “chuva de graças” e a poderosa unção do Espírito estiveram presentes na missão da Canção Nova, em Portugal e nos seus frutos!
Sou, pela graça de Deus, dos primeiros benfeitores da Canção Nova, bem como a minha irmã Maria Elisa, o Padre Adriano Brito e tantos, tantos outros!
Se o espaço para o testemunho fosse maior, muito mais haveria para contar, pois exaltar a Deus é a nossa vocação primeira, e termino: a “chuva de graças” a que assisti tem de ser proclamada, pois caso contrário, as pedras da calçada testemunhariam por mim!”
Maria de Lurdes Patacão Craveiro