A Comunidade Canção Nova nasceu da Exortação Apostólica “Evangelli Nuntiandi”, do Papa Paulo VI: “Verifica-se que as condições do mundo actual tornam cada vez mais urgente o ensino catequético, sob a forma de um catecumenato para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça descobrem pouco a pouco o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a Ele entregar-se”(EN 44).
A partir desta inspiração e com a autorização do Bispo da época, Dom António Afonso de Miranda, o fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, fez o primeiro chamamento aos jovens que sentiram a necessidade de doarem as suas vidas inteiramente a Deus, em comunidade. A obra de evangelização foi crescendo com homens e mulheres, jovens, adultos; solteiros, casados e celibatários; sacerdotes e diáconos.
Desde então, a Canção Nova passou a avançar na média, sempre buscando novas conquistas, aperfeiçoando o seu trabalho. Acompanha a tecnologia, encontrando nela a base para a sua expansão. Como diz Paulo VI, “os meios de comunicação ampliam quase até ao infinito o campo para poder ser ouvida a palavra de Deus e fazer que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas”.
O Sistema Canção Nova de Comunicação existe para anunciar o evangelho aos quatro cantos do mundo. O que faz da Canção Nova um sistema de comunicação diferente é que ela é mantida pela Fundação João Paulo II, entidade sem fins lucrativos, que administra os recursos levantados através de doações mensais de seus Benfeitores Evangelizadores.
Além de manter o sistema de comunicação, a Fundação João Paulo II desenvolve também um trabalho no campo social, com educação, saúde e assistência social. O nosso compromisso é atingir multidões, mas ao mesmo tempo, buscamos alcançar cada um pessoalmente, penetrando-lhes a consciência e coração através do Evangelho, capaz de transformar homens novos e conseguir de cada um deles um compromisso social.
A missão de uma obra não depende da livre escolha das pessoas. Muito menos acontece por acaso. Como uma planta que cresce, a obra desenvolve-se e vai realizando aquilo para que foi criada.
Antes, a comunicação com as pessoas que ajudam a comunidade católica por meio de doações era realizada pelo Clube do Ouvinte. Mas o Sistema Canção Nova de Comunicação cresceu e, além dos ouvintes da rádio – primeiro veículo de evangelização da Canção Nova-, hoje, ela também atinge os telespectadores, pela TV Canção Nova e os internautas, pelo Portal Canção Nova.
Há anos se pensava num novo nome que abrangesse esse universo maior de atuação. Após muito discernimento e oração, chegou-se a um nome “global”: Clube da Evangelização, que reflete melhor a realidade forte e activa de todos os benfeitores.
Clube da Evangelização – A Sua Fé a Transformar Vidas!